• 354
  • 0
  • 0
  • 0
  • 0

De 21 a 23 de abril terá lugar em Plasencia, Cáceres, a 2ª edição da Iber-Foresta, uma das principais feiras florestais da Península Ibérica.

Ao longo destes três dias, como atividade paralela da feira, estão previstas uma serie de conferências onde serão debatidos assuntos de interesse para os territórios de ambos lados da fronteira. Um dos assuntos a tratar mais destacados será o das espécies exóticas invasoras na Península Ibérica assim como as medidas que estão a ser adotadas para combater esta praga. Entre as plantas invasoras encontra-se o jacinto-de-agua que está a afetar o Guadiana e constitui uma ameaça devido à sua rápida propagação. Um representante da EDIA, estará entre os oradores deste painel, previsto para quinta-feira, dia 21 de abril.

Igualmente, as questões relativas às Alterações Climáticas não poderiam faltar no âmbito da Feira Florestal Iber-Foresta. Neste contexto, serão abordadas as principais consequências das Alterações Climáticas na sua perspetiva ibérica, tendo em consideração que todas as administrações e agentes sociais devem participar, na medida das suas possibilidades, para lutar contra as repercussões das alterações climáticas no nosso ecossistema comum. Neste debate participará, entre outros, o Catedrático da Universidade de Évora, Carlos Pinto Gomes.

Ainda, e de especial relevância para o território que partilhamos, falar-se-á em Plasencia das novas tecnologias e inovação rural, dos drones e a sua utilização para a gestão do ambiente, do turismo e desporto na natureza e da prevenção e luta contra os incêndios florestais