· ·

O Alqueva apresenta um céu nocturno com características únicas para o desenvolvimento de uma Reserva Dark Sky.
Neste âmbito foi criada em 2009, a Parceria Terras do Grande Lago Alqueva composta pela Genuineland | Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo como coordenador, a TGLA – Turismo Terras do Grande Lago Alqueva, a EDIA SA e a CCDRA - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo para criar o Dark Sky® Alqueva e proceder à sua certificação. A esta parceria juntou-se em 2011 a Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores (APAA).
O Programa Dark Sky® Alqueva é um projecto estruturante de desenvolvimento sustentável que visa a implementação da Agenda para a Sustentabilidade e Competitividade do Turismo Europeu nos concelhos de Alandroal, Barrancos, Moura, Mourão, Portel e Reguengos de Monsaraz. E como tal, procura dar resposta a desafios como a redução da sazonalidade da procura, o impacto do transporte turístico, a melhoria da qualidade do emprego no sector do turismo, a melhoria da qualidade das comunidades face à mudança, minimizar o impacto da utilização de recursos e da produção de resíduos, conservar e acrescentar valor ao património natural e cultural, possibilitar o gozo de férias a todos e utilizar o turismo como ferramenta no desenvolvimento sustentável global.
Pretende assim criar um destino onde o motivo de atractividade seja a fruição de um céu estrelado livre de poluição luminosa que permita oferecer ao turista actividades nocturnas. Para desenvolver o Programa Dark Sky® Alqueva a parceria pública-privada que coordena este projecto criou o Grupo de Trabalho Dark Sky® Alqueva que integra os municípios, empresas do sector do turismo e energéticas, associações e peritos nacionais e internacionais.
Associado ao Dark Sky® Alqueva, está então já criada a “Rota Dark Sky® Alqueva”, onde o turista poderá optar por realizar actividades nocturnas tais como passeios pedestres, passeios a cavalo, observação de estrelas, birdwatching, wildnightwatching, entre outras actividades. A Rota Dark Sky® Alqueva inclui unidades de alojamento, de restauração e empresas de animação turística que já estão aptas a receber os chamados “astro-turistas”.
O Dark Sky® Alqueva foi certificado no final de 2011 como Starlight Tourism Destination, tendo sido o primeiro destino no Mundo a obter este estatuto. Estas classificações, atribuídas pela Fundação Starlight, certificam a qualidade do céu noturno do Alqueva e também das atividades turísticas relacionadas com o céu, sendo por isso reconhecida pela UNESCO e pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO).

A Fundação Starlight foi criada em 2007 para fazer cumprir a “Declaração para a Defesa do Céu Noturno e para o Direito à Luz das Estrelas”, que classifica o céu nocturno como Património Científico, Cultural e Ambiental da Humanidade. Esta declaração foi assinada e reconhecida por organizações internacionais como a UNESCO, o Observatório Europeu do Sul (ESO) e a UNWTO.