· ·
  • 204
  • 0
  • 0
Web dark sky r alqueva 35313 fa35

DARK SKY® ALQUEVA E MUNÍCIPIO DE REGUENGOS DE MONSARAZ APRESENTAM EM JULHO A SEGUNDA DARK SKY® PARTY

O Dark Sky® Alqueva e a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz irão levar a cabo nos próximos dias 12 e 13 de Julho, em Monsaraz, a segunda Dark Sky® Party que contará nesta edição com inúmeras novidades e atracções.

Tendo como palco o Centro Náutico de Monsaraz, local escolhido para receber esta festa de astronomia, será possível mais uma vez, participar em diversas actividades diurnas e nocturnas sempre com entrada livre.

Assim, no dia 12 de Julho a partir das 21H00 será possível perceber um pouco mais da ligação entre os monumentos megalíticos da zona de Monsaraz e o céu nocturno, podendo contar-se ainda com observação astronómica pela noite dentro.

No Sábado, dia 13 de Julho, a Dark Sky® Party começará cerca das 15H00 com diversas actividades e workshops para adultos e crianças. Astronomia, olaria, chás e plantas aromáticas, astrofotografia, observação do sol, canoagem e passeios de barco, entre outras inúmeras palestras, workshops e iniciativas, estarão à disposição de quem se deslocar à Dark Sky® Party neste fim-de-semana.

Ainda no Sábado, mas a partir das 22H00, serão realizadas observações astronómicas conduzidas por Vítor Quinta, Guia do Céu Dark Sky® Alqueva, pelo astrofísico Raul Lima do CGUC e ESTSP/IPP e pelos astrofísicos Filipe Pires, Ricardo Reis, Elsa Silva e João Lima do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP). Serão ainda realizadas sessões de astrofotografia com o astrofotógrafo oficial do Dark Sky® Alqueva, Miguel Claro.

Para quem não puder assistir à beleza e riqueza do céu nocturno de Alqueva serão disponibilizadas acções diurnas no Planetário portátil do CAUP.

Esta segunda Dark Sky® Party é uma organização conjunta do Dark Sky® Alqueva e da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e conta com o apoio do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto/IPP.

Para mais informações sobre o programa e sobre as unidades de alojamento, de restauração e empresas de animação turística certificadas pelo Dark Sky Alqueva consultar o website www.darkskyalqueva.com.

Com o Dark Sky® Alqueva, o primeiro destino do mundo a obter a certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela Fundação Starlight, pretende-se dar à região do Alqueva uma nova vida ao cair da noite, permitindo ao visitante a fruição deste território sob um céu límpido e estrelado, deixando-se levar até onde o seu imaginário permitir.