• 619
  • 0
  • 0
  • 0
  • 0

Conferência “O 25 de Abril e o Poder Local Democrático” convida à reflexão sobre as quatro décadas de Poder Local

 

A CIMAC, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, promove no dia 10 de Outubro a conferência nacional “O 25 de Abril e o Poder Local Democrático” que pretende promover o debate e a reflexão de temas relacionados com a evolução do poder local desde a revolução de abril até aos nossos dias.

 

Évora, 18 de Agosto de 2014: No âmbito das Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, a CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central - vai desenvolver um conjunto de ações que têm como objetivo reafirmar os marcos importantes que se vivenciaram ao longo dos 40 anos de democracia. A conferência nacional “O 25 de Abril e o Poder Local Democrático” é a principal iniciativa deste programa e acontece no dia 10 de Outubro, em Évora, no Palácio de D. Manuel. 

Este evento visa promover a reflexão sobre temas de interesse para a vida autárquica, através da introdução de matérias da atualidade e da valorização de percursos municipais realizados ao longo das quatro últimas décadas. Para o efeito está já confirmada a participação de oradores como:

  • Bernardino Soares, Presidente da Câmara Municipal de Loures;
  • Francisco Jesus, Vice-Presidente da ANAFRE (Ass. Nacional das Freguesias);
  • Augusto Flor, Presidente da Confederação das coletividades;
  • António Cândido Macedo de Oliveira, Professor Catedrático da Escola de Direito da Universidade do Minho e Diretor do NEDAL (Núcleo de Estudos de Direito das Autarquias Locais);
  • Jorge Carvalho, Universidade de Aveiro
  • Gil Nadais, Presidente da Camara Municipal de Águeda;

Hortênsia Menino, presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAC afirmou «Um dos grandes feitos do 25 de Abril foi a construção do poder local, um valioso contributo para a melhoria das condições de vida dos portugueses e para a defesa dos seus interesses através do desenvolvimento de políticas de proximidade. 40 Anos depois entendemos ser de extrema importância refletir sobre o passado para projetar o futuro, apontando caminhos e soluções para os grandes desafios que a sociedade portuguesa vive atualmente».

A conferência é aberta a todos os interessados mediante inscrição prévia. Pela natureza do tema está naturalmente vocacionada a Eleitos do poder local (Câmaras Municipais, Assembleias Municipais, Juntas e Assembleias de Freguesia, Associações de Municípios e CIM’s), técnicos da administração pública, estudantes, professores, dirigentes e outros profissionais da área. A inscrição deve ser feita através do site www.cimac.pt/convida, tem um custo de 15 Euros, o valor incluí: entrega de documentação do evento, livro de atas, coffee break e acesso a tarifas exclusivas para alojamento.

Toda a informação do evento está disponível em www.cimac.pt/convida.